A Associação Cultural de Bossoroca, encerrou o ano comemorando o sucesso dos projetos culturais que foram, mais uma vez,devidamente executados. O sucesso foi inquestionável, e ocorreu em razão do esforço coletivo, da responsabilidade e da capacidade da equipe da ACB, somado aos colaboradores e patrocinadores desses eventos.
E os preparativos para a grande festa dos 32 anos de atividades, já começaram. Para o mês de março 2026, Mais uma vez o público da Buena Terra e a comunidade regional, terá a oportunidade de viver momentos de muita alegria, num fandango comandado pelo mais importante conjunto de musica gaúcha da atualidade: REGIS MARQUES & Grupo Rodeio.
Dos projetos trabalhados, o ponto alto, indiscutivelmente, é o Encontro Sul Americano de Folclore, que reúne diversos países sul americanos, a exemplo da Argentina – Uruguai – Chile – Paraguai e grupos do Brasil, que se dispõe a vir gratuitamente nesta grande festa de arte e cultura.
Para outubro, dentro das comemorações do 61º aniversário de Bossoroca, mais um evento muito esperado, em razão do sucesso nas edições anteriores: O Manancial Missioneiro da Canção, festival nativista que chega à sua 9ª edição. Dentro em breve, maiores informações sobre o Manancial serão repassadas.
SOBRE a A. C. B.
A Associação Cultural de Bossoroca, fundada em 14 de março de 1994, é uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivos principais, a integração da comunidade em todos os seus segmentos, congregando as manifestações culturais, promovendo o estudo, a difusão e divulgação das expressões artísticas, através de encontros, palestras, mostras, e apresentação de grupos que tenham referência com a cultura das diversas regiões do estado e do país, e desta forma, estimular a transformação da comunidade em um centro de integração e desenvolvimento cultural, através do incentivo à expressão artística e cultural brasileira. Atualmente sua sede está localizada onde funcionou o primeiro grupo escolar do município, construído em 1936 e cedido pelo Governo Municipal.
A atual diretoria manifesta sua preocupação com questões sociais, pois entende da necessidade de, juntamente com outros parceiros, construir um alicerce forte e inabalável, num trabalho que alcança, principalmente, a criança e o jovem, principais vítimas do aculturamento.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
- MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO – festival de cunho nativista/missioneiro, cujo movimento iniciou em 1990, com a última edição realizada em 2012.
- ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FOLCLORE – Inserido nas comemorações da semana municipal do folclore, este evento é um dos mais significativos da região, promovendo a integração entre países como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
- BOSSOROCA – UM CANTOCHÃO MISSIONEIRO – edição de um CD com participação exclusiva de músicos, poetas e compositores, naturais de Bossoroca. O objetivo é valorizar e divulgar o trabalho de artistas locais.
- PROJETO MEMÓRIA FARROUPILHA – Com a primeira edição em 2012 e apoio da Eletrosul, este projeto visa transmitir, através de palestras e principalmente aos mais jovens, o verdadeiro sentido do tradicionalismo, mostrando nossa história de uma forma mais real, mudando a imagem que os Centros de Tradições constroem, sem que haja a devida preocupação com os verdadeiros aspectos de nossa cultura.
- 21 – OS ANOS QUE NÃO FORAM ESCRITOS – Documentário em vídeo, com depoimento de pessoas da região, sobre o período do regime militar, de 1964 a 1985, tendo por objetivo principal, alunos e professores da rede de ensino.
- SELETA DA POESIA CRIOULA – Realizado em conjunto com o CTG Sombra de Carreteiro, deste município, reuniu grandes nomes da expressão oral do RS, além de participantes regionais. Esta primeira edição foi realizada em 2012.
- Nossos Valores – Poetas em prosa e verso (livro)
- Noel Guarany – Vida e obra de um missioneiro (revista)
- Carnaval na Buena Terra
- Arte nos muros
- Troncos Missioneiros (divulgação da obra do artista plástico Marquito Moraes)
- Bossoroca – Locais históricos e pontos turísticos (revista)
